II Seminário GEPCEI - 2016

II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI):
Direito à educação e direito à participação na Infância

1.    Justificativa:
A proposta de evento é resultado de um compromisso de continuidade dos Estudos promovidos em 2015 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI) com a formação de professores e gestores dos Municípios Goianos que atuam com a Educação Infantil no sentido de qualificar as políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Em 2015 participaram do I Seminário do GEPCEI cerca de 350 professores de mais de 15 municípios goianos. Ao término do evento, estes municípios ressaltaram a importância desse momento formativo e solicitaram que essa agenda fosse mantida anualmente para poder agregar o tema da educação infantil no escopo das políticas públicas de qualidade. Neste sentido, a edição de 2016 traz como objetivo o debate sobre a questão do DIREITO À EDUCAÇÃO com qualidade social e o direito à PARTICIPAÇÃO como pressuposto nas políticas públicas. O que se quer reafirmar neste evento que contará com os municípios goianos é que AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TEM O DIREITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAS, bem como o DIREITO DE PARTICIPAREM, OPINAREM E CONTRIBUIREM PARA A CONSTRUÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS a elas concernentes.  Na consecução de seus objetivos, esta proposta articula uma parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME)/Seção Goiás, Conselho Municipal de Educação de Goiânia e Secretaria Municipal de Goiânia, no sentido de mobilizar diferentes atores sociais na defesa da educação pública. A edição de 2016 está centrada nos direitos de aprendizagem e participação, temas que perpassam a questão do currículo e do conhecimento na Educação Infantil, bem como as formas e sentidos de participação das crianças, conforme apregoado na Declaração Universal dos Direitos das Crianças e documentos brasileiros. Entre os direitos de Provisão, Proteção e Participação, este último ainda é o mais frágil quando se procura a implementação destes direitos. Portanto, como ouvir as crianças? Como garantir que elas possam contribuir na construção de políticas efetivas que lhes dizem respeito? Como considera-las, de fato, como cidadãs partícipes? Estas são algumas questões que nortearão este debate. Do mesmo modo, discutir-se-á a questão do currículo e conhecimento na educação infantil: voltados para que? Para quem? Como? Qual o lugar da Base Nacional Curricular Comum e os conteúdos na educação infantil? Enfim, são temas que os Municípios goianos estão solicitando debater e que, é função da Universidade e dos seus Grupos de Pesquisa, contribuir para estas reflexões. Do mesmo modo, este evento insere-se num conjunto de outros debates maiores que a Escola de Formação de Professores vem fazendo em Defesa da Educação Pública de Qualidade: debates que trarão à tona a questão do direito, da valorização e profissionalização dos trabalhadores em Educação, a articulação dos Sistemas de Ensino, à questão a cooperação técnica-financeira e pedagógica, o papel dos órgãos de fiscalização e regulação do ensino, bem como os princípios que norteiam o sentido da formação humana, política e social na educação; a discussão sobre a importância da educação infantil e dos estudos da infância como marcos importantes na formação de crianças. Trata-se de tomar a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica em seus aspectos que expressem sua função social, bem como o direito ao atendimento e educação de qualidade com aprendizagens significativas. O que se quer colocar em pauta neste evento? Reafirmar, antes de tudo, a educação como bem público, que prima pela qualidade social e que tenha como princípio o pressuposto de que todos os sujeitos podem e devem aprender e se desenvolver em contextos de instituições públicas culturalmente significativas. Uma educação de qualidade não é privilégio de poucos, mas, acima de tudo, direito subjetivo de todas as crianças. Esse é o papel da Universidade: fomentar o debate público, garantir formação continuada aos profissionais das Redes de Ensino Públicas, bem como propor teorias e metodologias que tomem como foco a melhoria do ensino e da aprendizagem em toda a Educação Básica. É com esse propósito que a PUC Goiás se inscreve nesse cenário. Não haveria espaço e ação mais profícua do que realizar este evento a fim de qualificar e formar inicial e continuamente os profissionais que atuam nas Redes Públicas de Ensino. Esta é sua missão Social/Acadêmica/Educativa.

2.    Objetivos:
2.1.Geral:

·         Fortalecer e ampliar os processos de formação continuada de professores e gestores da Educação Infantil das Secretarias de Educação dos Municípios Goianos apoiados pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/Seção Goiás (UNCME) em parceria com a PUC Goiás/Gepcei.

2.2.Específicos:
·         Dar continuidade aos estudos e debates do I Seminário do GEPCEI no ano de 2015;
·         Tratar os temas do direito à educação e à aprendizagem como pressupostos do trabalho na Educação Infantil;
·         Enfatizar o direito à participação das crianças como condição para construção de políticas públicas;
·         Fortalecer redes de trocas de experiências entre municípios e Secretarias de Educação;
·         Consolidar parcerias com os Conselhos Municipais de Educação, UNCME; PUC Goiás.

3.    Público Alvo:

·      350 professores que atuam com a educação infantil no Interior do Estado de Goiás – parceria com UNCME/Seção Goiás e Secretarias Municipais de Educação;
·      400 Alunos de Pedagogia da PUC Goiás
·      Pesquisadores da Educação Infantil

4.    Parceria:

·      União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) – Seção Goiás
·      Conselho Municipal de Educação de Goiânia (CME)
·      Secretarias Municipais de Educação de Goiânia e Interior de Goiás
·      Rede Nacional Primeira Infância (RNPI)

5.    Atividades
06 de maio de 2016
Horário
Atividade
7h30
Credenciamento
8h
Apresentação Cultural e Abertura Oficial
8h30 às 11h
Conferência de Abertura:

Pelo Direito à Educação com aprendizagem significativa na Educação Infantil
Profa. Dra. Ordália Alves Almeida/UFMS

11h30
Atividade Cultural
13h30 `s 15h30

Mesa Redonda

Pelo Direito à Participação das Crianças no contexto das Políticas Públicas para Educação

Integrantes do GT Participação da Rede Nacional Primeira Infância:

Rose Crepaldi
Mapa da Infância Brasileira (MIB)/SP

Ana Marcilio
Avante Educação e Mobilização Social/BA

Gustavo Amora
COMOVA/BSB

15h30 às 16h10h
Intervalo Cultural
16h10 às 18h30
Conferência de Encerramento

Pelo Direito à Participação das Crianças no contexto da Ação Educativa Prof. Dra. Kátia Adair Agostinho/UFSC

18h30 às 19h
Intervalo Cultural e Entrega de Certificados


6. Currículo dos Palestrantes:




Profa. Pós Dra. Ordália Alves Almeida
UFMS
Possui graduação em Pedagogia - Magistério da Pré-Escola, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), Mestrado em Educação - Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Doutorado em Educação - Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou Pós-Doutoramento na área da Sociologia da Infância, no Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, Braga/Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Manuel Sarmento, no período de Janeiro de 2008 a Fevereiro de 2009. É professora Associada II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação da Infância, atuando principalmente na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul e Sergipe. Coordena o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS

Prof. Dndo
Paulo Sérgio Fochi
UNISINOS/RS

Doutorando em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP), Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS), Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos). Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Consultor da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Membro do Special Interest Group - SIG Birth to Three (EECERA). Atua no assessoramento de Redes Municipais de Ensino e a Escolas Infantis e produções culturais e artísticas para crianças. Autor do blog Catadores da Cultura Infantil e coordenador do OBECI ? Observatório da Cultura Infantil. Trabalhou como Supervisor do projeto de Assessoramento técnico-pedagógico do MEC/UFRGS a 165 municípios do RS que aderiram ao Proinfância e consultor e formador de professores. 

Prof. Dra.
Kátia Adair Agostinho
UFSC

Professora no Centro de Educação do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina(CED/MEN/UFSC), na área de Educação Infantil . Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), na Linha Educação e Infância. Pesquisadora do NUPEIN - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância/Universidade Federal de Santa Catarina http://www.ced.ufsc.br/nupein. Coordenadora Adjunta do curso Docência em Educação Infantil - Extensão NUPEIN/CED/UFSC. Coordenadora dos Estágios do Curso de Pedagogia. Doutora em Estudos da Criança, na Sociologia da Infância - Universidade do Minho/Portugal (2010), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação docente, docência em educação infantil, Pedagogia da Infância, estratégias da ação pedagógica, organização do espaço na educação infantil, direito das crianças, participação infantil e culturas infantis.

Rede Nacional Primeira Infância

A REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA É uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância – sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou de qualquer outra natureza. Formada inicialmente por um pequeno grupo de cerca de dez organizações, a RNPI iniciou suas atividades em março de 2007. Hoje são mais de 160 organizações de todas as regiões do Brasil.


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