I Seminário GEPCEI - 2015

Minicursos I Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI)

Eixo 1 – Crianças, Infâncias e Participação.

Ementa: Estudo das concepções de infância e criança em seus processos de construção da participação, cidadania e direitos. Aspectos históricos, sociais, culturais e subjetivos.
Minicurso 1: A participação das crianças como direito a ser garantido e efetivado.
Este espaço objetiva discutir sobre as formas e significados assumem a participação das crianças. A discussão partirá do posicionamento crítico a respeito da ideia da participação, em que esta deve ser apreendida a partir das condições materiais concretas que estruturam as relações objetivas e subjetivas dos sujeitos e sua presença humana na história. Pretendemos discutir de que forma as crianças se apresentam no contexto institucionalizado, como um grupo geracional, no que diz respeito ao seu direito a assumir uma efetiva participação no processo educativo, tentando demonstrar que este estatuto, infelizmente, ainda é alimentado por um conjunto de pressupostos associados à ideia da incapacidade e incompetência das crianças. Dessa forma, partimos de um posicionamento em defesa de uma ação pedagógica participativa e baseada nos direitos da criança, sobretudo a partir dos seus direitos de participação.




Proponente
Msnda. Adriana Aparecida Rodrigues da Silva
Minicurso 2: Tecendo fios entre o discurso e a prática: um olhar da Criança no Movimento Social.
A temática desse minicurso é indubitavelmente muito desafiadora, pois trata de apreendê-la como uma questão social e educativa. Perceber o lugar da criança no contexto dos Movimentos Sociais exige quebrar paradigmas e avançar em relação a uma série de estereótipos conservadores. O que se busca nesse sentido é reafirmar o pressuposto da criança como sujeito histórico, inserida em um contexto sociocultural. É com esse olhar que propomos promover, neste minicurso, discussões acerca destas concepções e analisar alguns olhares da participação de crianças inseridas em lutas sociais.


Proponente:
Msnda. Vilma Ribeiro de Almeida e Esp. Fabiane de Oliveira Cordeiro
Eixo 2 – Ação Educativa na Educação da Infância

Ementa: Estudo da Ação Educativa na Educação Infantil em suas mediações com o tempo, o espaço, as relações, os materiais, as brincadeiras, as interações e a corporalidade. Estudo da Ação Educativa numa perspectiva histórico-cultural tendo em vista a qualidade social da Educação Infantil e da infância como espaço e tempo social da vida.
Minicurso: Escola, infância e corpo.
O estudo da instituição escolar e os processos disciplinares que norteiam,   delimitam e propõem a constituição de saberes que incidem sobre a educação do corpo na(s) a(s) infância(s) e sua relação como o processo ensino/aprendizado. A compreensão do corpo enquanto construção histórica e social que, por meio da cultura, movimento-linguagem, permite experiências de ruptura na educação da(s) criança(s).
Proponentes

Msnda. Luana Ferreira Borges
Msndo Marco Antonio Oliveira Lima
Minicurso: “Eu com as quatro, eu com essa, eu com aquela” Rotinas na Educação Infantil a partir de um olhar da criança e para a criança.
Propõe uma reflexão aos professores sobre o ponto de partida para a organização das rotinas na Educação Infantil e quais as concepções que se destacam na maioria delas, como no caso das políticas de homogeneização. Pretende ampliar o olhar para os interesses e necessidades das crianças e suas subjetividades tendo como foco a seleção das atividades, a organização dos espaços, dos tempos e dos materiais com vistas à qualidade social da Educação Infantil e da infância como espaço e tempo social da vida.

Proponente
Esp. Patrícia Marciano Costa
Minicurso: Práticas educativas com os bebês
Destina-se a pensar a especificidade do trabalho com os bebês no contexto da ação educativa. Seu objetivo é o de mostrar que o bebê se constitui por meio das múltiplas interações que estabelece com a cultura, com a família e com o meio social mais amplo do qual participa ativamente. Nesse processo dialético, vai constituindo sua subjetividade e sua identidade, ao mesmo tempo em que produz significados e sentidos. Portanto, planejar atividades para os bebês requer considerar as especificidades destes sujeitos, que se inserem num determinado tempo social da vida em que as brincadeiras, as interações, o tempo, o espaço, as mediações, a corporalidade e os materiais devem ser cuidadosamente planejados para atender às necessidades de exploração e experimentação, de modo a favorecer novas aprendizagens.




Proponente
Profa. Ms. Márcia Helena Curado
Acad. Quézia de Andrade Wanderley
Minicurso: Quem conta um conto aumenta um ponto: narrativas e gêneros textuais, orais, e escritas na educação infantil
No processo de interação das crianças com o mundo físico e social elas vivenciam experiências narrativas articuladas às linguagens oral e escrita. As narrativas podem ser expressas na singularidade de cada linguagem ou de forma integrada como prática social eminentemente humana. O uso diversificado de gêneros textuais, sejam eles orais e escritos, possibilitam às crianças a apropriação de diferentes formas de se expressarem com criatividade e imaginação. Dessa forma, este minicurso propõe dialogar e problematizar as experiências das crianças com as linguagens, destacando-se a oral e escrita.



Proponente
Profa. Esp. Danielle Santos Coutinho


Minicurso: Falar, ouvir, contar, representar, desenhar, ler e escrever na educação infantil: brincando com as linguagens
As crianças interagem com o mundo utilizado diferentes linguagens, que são intercambiáveis entre si, as quais podem ser compreendidas como sistemas simbólicos porque são constituídos por signos. Falar, ouvir, contar, representar, desenhar, ler e escrever são ações expressas na interação das crianças e não acontecem de forma isolada. São expressões permeadas de diferentes linguagens que as crianças utilizam no meio social, mediadas ou não, pelos adultos. Faz-se necessário reconhecer que as linguagens apresentam duas dimensões indissociáveis; elas são formas de expressão e comunicação da cultura, da ciência e do cotidiano ao mesmo tempo em que são objetos de conhecimentos que nas instituições educativas precisam ser compreendidas de forma intencional.



Proponente
Prof. Msnda Rosane Cândida de Almeida

Prof. Esp. Daniella Borges de Faria Vasconcelos

Minicurso: “Discutindo a Sexualidade Infantil”
Discutir a sexualidade é complexo porque envolve as representações dos sujeitos, os pensamentos, as ações, os diálogos e suas vivências, influenciada por fenômenos históricos, sociais e culturais. A sexualidade transcende o caráter biológico centrado na reprodução e em atos instintivos e discuti-la é algo tido como complicado. Assim, o debate sobre a sexualidade da criança parece ser ainda mais desafiador, uma vez que provocou e provoca, ainda hoje, certo incômodo, sobretudo ao se constatar que a história do estudo da infância é bastante recente, assim como o da sexualidade infantil. Dessa forma, o minicurso “Discutindo a Sexualidade Infantil” pretende analisar temas pertinentes ao assunto, por meio de reflexões nas quais se inserem as linguagens culturais, tendo em vista o processo de construção do corpo sexuado, numa perspectiva biológica, social e cultural. Procurando diferenciar sexo e sexualidade, orientação e educação sexual, desmistificando o imaginário instituído que restringe a sexualidade a um caráter puramente biológico, abordando aspectos relacionados ao desenvolvimento da sexualidade   da criança, e discutindo a prática pedagógica relacionada à sexualidade na instituição de Educação Infantil.







Proponente
Profª Ms. Rita de Cássia Carvalho

Eixo 3 – Cultura e Diversidade na Infância

Ementa: Estudo da cultura e da cultura da infância como produção humana, histórica e social e suas mediações com a cultura corporal, cultura étnico-racial e de gênero numa perspectiva crítica e emancipadora.

Minicurso: Cultura e Diversidade na Infância
Assegurar no cotidiano da educação infantil, o direito de todas as crianças, indiferente da sua condição econômica, social e sua etnicidade, de reconhecer a diversidade étnico-racial, passa pela compreensão de uma relação respeitosa frente as matrizes étnicas formadoras da população brasileira. Assim, compreendemos que o papel de efetivar a educação para as relações étnico-raciais nesta etapa da educação básica é a priori, de responsabilidade do profissional que atua junto às crianças pequenas, independentemente de seu pertencimento étnico-racial, por se tratar de uma questão de direitos humanos. Este minicurso tem por objetivo socializar os resultados de parte da pesquisa que aborda a temática-diversidade étnico-racial na infância, por meio do “Desvelamento da identidade profissional na Educação Infantil: a quem cabe dar os primeiros passos em direção à Educação das Relações étnico-raciais das crianças?”






Proponente
Profa. Msnda. Hilda Maria de Alvarenga
Minicurso: A cultura como produção histórica e o lugar da arte na educação infantil
Tomando a cultura como processo social, de ação humana na sociedade e a infância, como categoria histórica e cultural, onde a cultura da infância é concebida na relação com as produções culturais dos adultos, das produções culturais produzidas pelas crianças e nas interações com seus pares é que propomos promover discussões acerca da cultura como produção histórica e social e seus nexos com a arte na educação infantil, sendo a arte discutida como atividade estética transformadora, um processo de criação que oportuniza o entendimento dos elementos das linguagens artísticas para além do ensino de Arte.



Proponente
Profa. Mnsda Luciana Paiva dos Santos


Exposição de Banners das Pesquisas em Andamento ou concluídas

1. O que as crianças pensam sobre o mundo?
Professor Doutor Romilson Martins Siqueira

2. A cultura da infância pelas lentes da representação cinematográfica
Professora Mestre Paula Camila Pires Cabral

3. A participação das crianças na roda de conversa: possibilidades e limites da ação educativa e pedagógica na Educação Infantil
Professora Mestranda Adriana Aparecida Rodrigues da Silva

4. As Experiências Estéticas das crianças a partir do habitus cultural do professor no trabalho com a arte na Educação Infantil
Professora Mestranda Luciana Paiva dos Santos
5. O papel do adulto na ação pedagógica na creche
Professora Mestranda Danielle Maria de Oliveira Mesquita
6. A questão do conhecimento na Educação Infantil: um estudo a partir da produção bibliográfica brasileira
Professora Mestranda Rosane Cândida de Almeida

7. O lugar da Criança na Educação Popular: um olhar a partir da experiência do Movimento de Adolescentes e Crianças - MAC
Professora Mestranda Vilma Ribeiro de Almeida

8. A prática docente na Educação Infantil como habitus constitutivos na educação para as relações étnicos raciais de crianças negras
Professora Mestranda Hilda Maria de Alvarenga
9. Corpos reificados: música e dança regulando corpos na infância
Professor Mestrando Marco Antônio Oliveira Lima
10. Corpo e Linguagem: práticas educativas e manifestações corporais na educação infantil
Professora Mestranda Luana Ferreira Borges
11. Linguagem na Educação Infantil
Profa. Metre. Márcia Helena dos Santos Curado e Acadêmica de IC Quézia de Andrade Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário